A A A

Macaia

 

A comunidade de Macaia foi parcialmente afetada tendo sido relocados somente os moradores que ocupavam a faixa mais próxima da calha original do rio. Com a formação do reservatório, a comunidade obteve uma posição privilegiada em relação ao lago.

 


Casas implantadas pelo Consórcio

 

Para a relocação foi adquirido um terreno com área aproximada de 85.000 m², contíguo à comunidade, de forma a possibilitar a integração com o remanescente da antiga localidade. Nesta área foram disponibilizados 126 lotes, além da urbanização com água, luz, esgoto e asfaltamento das novas ruas. Também foram construídos um posto de saúde, um posto dos correios, um posto policial, uma escola, uma creche, um campo de futebol e uma estação de tratamento de esgoto (ETE), além da interligação do sistema de esgoto da área remanescente à ETE.

 


Vista da comunidade


Horta comunitária

 

Além destas benfeitorias, a orla do lago foi totalmente urbanizada em parceria com a Prefeitura de Bom Sucesso, sendo instalada nova iluminação, rede de drenagem pluvial, asfaltamento das ruas e implantação da arborização e jardins.

 


Estação de tratamento de água

 

A principal conquista dos moradores de Macaia foi a construção da ponte rodoviária sobre o rio Grande, interligando a rodovia MG-335, onde o acesso era somente através de balsa. Esta iniciativa do Consórcio possibilitou ainda mais a integração da Comunidade de Macaia com os demais municípios adjacentes, alavancando a economia local e o desenvolvimento social da região.

 

Nesta comunidade foram construídas, além das obras institucionais, 45 casas permutadas com os moradores atingidos e 18 casas entregues a moradores considerados casos sociais, ou seja, moradores da antiga comunidade que moravam de aluguel e não possuíam imóveis.

 


Orla de Macaia


Orla de Macaia


Praia artificial

                           © 2010 - AHE Funil - Rua Dona Inácia, 15 – Centro - Lavras/MG - CEP 37200-000 - Tel (35) 3821-8581